25 mai/16

Moda masculina: Camisa estampada

postado por Beatriz Oliveira

Recebi alguns pedidos de alguns leitores para falar sobre moda masculina. Aliás, fica o convite para vocês sempre me mandarem recados do que querem ler por aqui. Pode mandar tanto pela página do meu blog (facebook.com/blogcochichosebrioches) ou por e-mail (contato@cochichoebrioches.com.br). Vou adorar receber as sugestões de vocês.




Bom, não são todos os homens que deixam o básico de lado e apostam em estampas não é mesmo? Mas que tal começar aos poucos? Usando uma camisa estampada por exemplo.






O equilíbrio está em combinar a camisa estampada com uma peça mais básica em baixo, seja com a calça jeans ou com a calça de chino ou de sarja.


Eu sei, estamos no inverno, mas Ribeirão é quente na maioria dos dias do ano né? Nesses dias, aproveite para escolher cores vibrantes e estampas tropicais com bermudas.






Quer um detalhe a mais? Dobre a manga da camisa ou use ela abotoada até . E é claro, a calça também pode ter a barra dobrada.



Duas estampas do “vai e vem” da moda é o militar e o xadrez. O militar você pode usar com tons terrosos e para os dias mais friozinhos, combine com uma jaqueta estilo avidor ou a velha jaqueta de couro amiga para todas as horas.


Já o xadrez pode separar no armário para todas as épocas do ano, nada de ser peça “exclusiva” das festas juninas. A produção pode ter uma pegada rocker, até porque vem do guarda-roupa grunge.







 



Claro que para o trabalho, há uma restrição para estampas. Já que elas tornam o look mais descontraído. Mas dá para usar sim! Escolha camisas de fundo em um tom escuro, como preto, marrom ou azul marinho, e com uma estampa mais discreta como o floral pequeno. A combinação com o blazer traz mais elegância a produção.



Outra ocasião mais formal são casamentos. Ao ar livre, no campo ou na praia. Combine combine a camisa na estampa floral com os trajes mais tradicionais. O floral pequenininho, também nomeado como Liberty cria a sensação de “textura” e torna a produção muito mais interessante.



O que acharam? Já vão atrás de uma camisa estampada né? Conta para mim, quero saber <3




Beatriz Oliveira é farofeira e apaixonada pelo mundo da moda.
Quer mais dicas sobre como montar looks incríveis? Escreva para farofaculturalribeirao@gmail.com

 

23 mai/16

Zeca Baleiro apresenta novo álbum

postado por Diogo Branco

Totalmente autoral e inédito, "Era domingo" apresenta a nova safra de canções de Zeca Baleiro. Para a crítica, o CD é autoral e nublado. Isso porque ao escutar as 11 músicas, nos deparamos com o retratamento de melancolias cotidianas. Apesar da capa sugerir um disco solar, as músicas contém versos que soam como flashs cinzentos. É um CD urbano, sobre os cidadãos que perderam o valor dos sentimentos, e são "automatizados".




"Eu sou a multidão sem alma / Multiplicando multidões / A dor dos corações sem calma / Velando a morte das paixões".

O novo trabalho de Zeca passeia por vários ritmos. Vai do reggae, presente em "O amor é invenção", ao baião em "Pequena Canção".
Além dessas, a autoral que dá nome ao álbum, a faixa Era Domingo, e outras como Ela Parou no Sinal, Homem Só, Balada do Oitavo Andar e Pequena Canção estão no repertório. 

O músico compartilha vocais com Ellen Oléria, Lino Krizz, Luciana Vieira, entre outros convidados.




22 mai/16

"Eu, Lilith" - Lançamento de livro

postado por Diogo Branco

O Farofa Cultural parabeniza a escritora e atriz Juliana Sfair pelo lançamento do seu segundo livro, intitulado "Eu, Lilith".

O lançamento aconteceu no último dia 17, no Centro Cultural Palace, e contou com a presença de artistas, amigos e imprensa.

Confira tudo o que rolou na noite do lançamento:


21 mai/16

Como nossos pais

postado por Diogo Branco

"Retrocesso".
Foi essa a palavra que me veio à mente neste mês, quando resolvi me reaproximar dos noticiários televisivos e das redes sociais. "Com passos de formiga e sem vontade", como diria Lulu Santos, a nossa sociedade evolui, sim. Vai atrás de seus direitos, consegue muita coisa, sim. Mas sempre dá um passo para trás quando resolve dar dois para frente. E o noticiário bombou. Mas destaco dois pontos de retrocesso que me fazem descrer da construção de um futuro cultural, rico e igualitário. Primeiro:  o Ministério da Cultura em pauta e, mais uma vez, incompreendido por aqueles que não se dão sequer o trabalho de pesquisar sobre sua real função e importância. Segundo: homossexuais descritos em alto e bom tom como "anormais" por apresentadora de televisão de uma das maiores redes nacionais - em programa ao vivo - enquanto que, na mesma semana, uma pastora com milhares de fiéis posta em seu Instagram uma postagem com hashtags como "#CasamentoÉHomemEMulher", "Heterossexualismo", etc.

Sobre o Ministério da Cultura, não há muito o que se dizer. Embora o atual governo tenha voltado atrás e mudado sua decisão, foi um péssimo cartão de visitas logo na primeira semana de governo. A impressão que a classe artística teve não foi das melhores. A Lei Rouanet foi vista por muitos como algo ruim, como um dos motivos da crise do país. O Ministério existe há 30 anos, e a Lei não foi o estopim da crise. É claro que ela deve ser melhorada, e mais bem entendida por boa parte da população. E é claro que a decisão de extinguir o Ministério não duraria muito tempo, especialmente após as milhares críticas negativas de artistas influentes que se reuniram para, juntos, redigirem uma carta contra a decisão do atual governo. Um país sem cultura é um país sem identidade, e extinguir um Ministério de suma importância é uma decisão equivocada - especialmente num país reconhecido internacionalmente pelo seu valor cultural. Volto a relatar o que escrevi acima: a sociedade caminha a passos lentos, e a evolução de um país pode estar nas mãos de mentes retógradas. Depois de muita luta e pouco avanço, seria incabível retirar o pouco que se tem.

Sobre a homofobia, que também foi bastante destacada no noticiário durante este mês, só poderia deixar aqui minha indignação. É claro que existem pessoas preconceituosas e racistas. Isso é inegável. Os gays sabem disso e até certo ponto, aceitam essa triste realidade. Agora, dizer em rede nacional que "não é normal ver homem com homem" parece coisa do século passado. A sociedade evoluiu, e só não vê quem não quer ou quem se recusa a acreditar. Para quem não está entendendo, explico: a apresentadora Patrícia Abravanel disse durante o programa "Silvio Santos" que não acha normal ver homem com homem, mulher com mulher, e por aí vai. Uma comunicadora, uma pessoa pública em rede aberta de televisão não deveria, perante à sua responsabilidade social, tecer comentários sobre o que acha "normal" sobre a comunidade gay. Ela pode até se sentir incomodada com a alegria alheia, com a liberdade que os gays estão conseguindo a curtos passos, ela pode até ter pensamentos de que não gostaria que isso acontecesse, e sonhar com uma sociedade "heterossexual". Mas não pode dizer que não acha isso normal, de jeito nenhum. Ela pode não estar acostumada a conviver com gays, tudo bem. Mas não pode considerar anormal algo que não conhece ou não vivencia. Principalmente, volto a dizer, num programa do SBT, ao vivo, com grande audiência. A televisão ainda serve como educadora e formadora de opinião. É completamente errado sair dizendo ao léo tudo o que se passa na sua cabeça como se isso não fosse prejudicar o próximo, ferir ou desrespeitar. "Considerar justa toda forma de amor" parece estar longe do pensamento de alguns. Patrícia foi bastante infeliz na colocação dela. A opinião dela poderia ser dada na casa dela, se ela quisesse, ou num bar, na fila do mercado - e essa é a verdade dela. Mas faltou a responsabilidade ao perceber que ela não está falando para um grupo de amigas, mas sim para um Brasil inteiro que tem acesso ao programa. E é uma pena pensar que uma pessoa com esse tipo de pensamento possa vir a ter o comando do SBT no futuro.



Paralelo à isso, a pastora Ana Paula Valadão - que, até então, eu nunca tinha escutado falar, para meu deleite e satisfação - resolveu criticar uma campanha da C&A, intitulada "Misture, Ouse e Divirta-se". Segundo a pastora, que inclusive adora esbanjar luxo e vaidade em suas redes sociais, o casamento existe apenas entre homens e mulheres, o sexo seguro é apenas coisa de heterosexual, e homem veste como homem, mulher veste como mulher. Nunca li tanto absurdo junto, numa única postagem. A princípio, eu gostaria de entender o que uma ROUPA pode influenciar na vida das pessoas. Se uma mulher resolver usar roupa masculina, por qualquer motivo que seja, ela não deveria ser respeitada? Ela não estaria de acordo com as "leis" divinas? E olha, aqui não estou falando da sexualidade, estou falando apenas da roupa mesmo. A pastora deveria ter se esclarecido melhor. Ou ter ficado em silêncio, na melhor das hipóteses. Ora, então, segundo o raciocínio da Ana Paula, um cidadão pode até fazer o bem,propagar o bem, respeitar o próximo e não praticar nenhum tipo de maldade na vida, mas basta usar um acessório do "sexo oposto", que todo o seu esforço e sacrifício por um cantinho no paraíso terá sido em vão. Seria cômico se não fosse tão trágico um tipo de pensamento assim. Isso sem falar nas hashtags utilizadas na postagem. #FamíliaÉHomemEMulher . Ah, se ela soubesse quantas "famílias" de homem e mulher abandonam seus filhos para que casais gays os adotem com todo amor e carinho para, sim, constituir uma família de verdade.
Abaixo, coloco a imagem da postagem da pastora, que - é claro -só veste roupas femininas, apesar de serem roupas de marcas famosas compradas em alguma das muitas viagens que costuma fazer ao exterior.




Tudo bem, há quem diga que religião não se discute, nem política.
Discordo, apesar de preferir não entrar nesse tipo de discussão.

Às vezes fica difícil entender o pensamento alheio.

Num mês tão tomado por pensamentos retógrados e preconceituosos, vale lembrar um dos versos mais famosos da música popular brasileira.
Um verso tão antigo, mas, infelizmente, tão atual.

"Minha dor é perceber, que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos...Ainda somos os mesmo, e vivemos como nossos pais".





-Todas as opiniões relatadas no texto acima são do autor do texto, não representando, necessariamente, a opinião dos demais integrantes do site.


Diogo Branco
Diretor-geral e colunista do Farofa Cultural













18 mai/16

Sapato masculino: como usar?

postado por Beatriz Oliveira

Eu tenho uma paixão avassaladora - com todos os exageros possíveis - por sapatos. Todo mundo tem seu ponto fraco, não é mesmo?






Os modelos com design masculino tem chamado minha atenção. Mocassim, Oxford ou Loafer.  Acho que dão um toque a mais naquela combinação do jeans + camiseta básica sabe?






Gosto muito da mistura de peças com referências masculinas com peças mais delicadas como saias e vestidos de renda ou florais.


Mas atenção! No caso das saias, as baixinhas devem tomar cuidado com o tamanho. Esses modelos costumam cobrir o peito do pé e combinados com a saia midi podem achatar a silhueta. Aliás, vocês podem até escolher um sapato de bico fino que acaba fazendo o efeito ao contrário.


 

Não só em passeios com as amigas ou cinema com o namorado, você também pode usar o sapato para o trabalho. Combine os blazers com blusas de tecidos nobres e cortes que valorizem a forma do seu corpo.

 






As moderninhas e fashionistas podem apostar nos modelos metalizados, brancos ou com solas tratoradas. Para os dias mais frescos, nada como meias ou meias calças para complementar a produção.




Thássia Naves, Lia Camargo e Julia Faria são algumas das it girls que adoram usar esses modelos em seus look do dia.




Aliás, eu amo as produções da Vic Hollo. O instagram da designer de moda é cheio de inspirações.


 

Onde comprar? Encontro muito esses modelos na Zara. Já para quem mora em São Paulo tem a Inbox Shoes ( @inboxshoes) na Augusta e a loja online Mist Store (@miststoree).


Vocês também gostam desses modelos? Qual foi seu look preferido? Conta pra mim! Mande um e-mail para contato@cochichosebrioches.com

 

 
 

11 mai/16

Street Style SPFW N41

postado por Diogo Branco

Chegamos a uma das minhas partes preferidas da semana de moda: os Street Style. O evento em si é um sonho, mas o legal mesmo é ver as produções das pessoas que acompanharam de pertinho a SPFW N41.
 
Blogueiras, profissionais da área e digital influencers passaram pelos corredores  do Pavilhão da Fundação Bienal no Parque do Ibirapuera durante a primeira semana de moda paulista a não ter uma estação definida em seu nome. Época de mudanças no mundo da moda!


 

Jeans porque te amamos tanto? O tecido apareceu em macacões, saias, calças e vestidos. Nada básico, veio acompanhado de franjas, estampas e cheio de patches, as aplicações caíram mesmo no gosto das pessoas.




Eles também foram peças escolhidas por duas it girls. Helena Bordon escolheu um modelo flare com bordados. Já Nati Vozza usou um corte mais reto com naquele truquezinho de barras dobradas. Achei as duas produções básicas do que estamos acostumados a ver em uma semana de moda, mas com detalhes que tornam o look mais interessante. 





Por falar em tornar os looks mais interessantes, os acessórios fazem total diferença. Os óculos escuros dominaram as produções! Ando em uma paixão por bandanas, quero muito montar um look com elas amarradas no pescoço. Olha só na primeira foto, a bandana laranja quebrando o “pesado” do look all black. Já os lenços são mais delicados e clássicos. Teve até quem trocou a bolsa ou a clutch por uma mochila. 




Achei esses três looks para mostrar para vocês. A blogueira Luisa Accorsi escolheu a combinação da camisa por baixo do vestido. O legal dessa escolha é que você pode usar vestidos que normalmente você só usa no verão em todas as outras estações. 



Já a blogueira Jade Seba, usou um casacão. A modelagem oversized ganha destaque no inverno, além de trazer mais conforto para os dias mais preguiçosos e gelados. Agora o que eu amei mesmo, foi essa camisa da Marcela Vasconcelos, a camisa tem uma gola, como se fosse um chocker ou um lenço amarrado sabe? Dá um detalhe a mais na produção. 
 
 
O que achou dos looks? Qual a sua parte preferida do SPFW?
Mande um e-mail para
contato@cochichosebrioches.com contando o que achou! Vou adorar receber seu comentário!







05 mai/16

Skank se apresenta em Ribeirão

postado por Diogo Branco

A banda mineira Skank já tem data marcada para seu novo show em Ribeirão Preto: 08 de julho. Colecionadora de hits, a banda apresentará também músicas de seu mais novo trabalho, intitulado "Velocia", o primeiro de inédita após seis anos.



"Velocia" é o álbum que melhor traduz os anos de história da banda, e é o disco que, por passear pela carreira do grupo, soa deliciosamente contemporâneo e familiar à primeira audição; foi concebido dentro do estúdio, de modo orgânico, sem conceitos pré-determinados; é o disco do Skank de todas as fases.


SERVIÇO
Data: 08/07/2016
Horário: 20h30
Local: Centro de Eventos RibeirãoShopping
Endereço: Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 - Jardim Califórnia
Preços: Variam de R$60 a R$240
Maiores informações: 
https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=48722#!/tickets

05 mai/16

Marisa Monte lança "Coleção"

postado por Diogo Branco

Marisa Monte lança a primeira coletânea da sua discografia. Coleção é o título da compilação, programada para ser lançada ainda este mês e com a distribuição da gravadora Universal Music.



Mais do que um greatest hits de Marisa, o repertório inclui fonogramas gravados para trilhas de filmes, números ao vivo extraídos de shows e registros feitos para projetos coletivos ou alheios.

Prestes a completar 50 anos de idade e 30 anos de carreira, Marisa resolveu mudar um pouco e lançar músicas que estavam "por aí", como ela disse em suas redes sociais. São músicas que nunca haviam sido gravadas por ela em nenhum de seus nove discos. Algumas já são sucessos, canções preferidas de seus fãs, e já foram registradas em shows ao vivo de Marisa.
Recentemente, a cantora divulgou um teaser audiovisual em seu Instagram com a primeira música de Coleção. Trata-se da canção Nu com minha música - canção de Caetano Veloso. A compilação inclui 13 músicas, confira abaixo o tracklist completo:

1- Nu com minha música
2- Cama
3- Doce Morrer no Mar
4- Carinhoso
5- Alta Noite
6- Primeira Pedra
7- Dizem que o Amor
8- Ilusão 
9- Esqueça
10- Chuva no Mar
11- Fumando Espero
12- Volta Meu Amor
13- Waters Of March - Águas de Março









Diogo Branco
Diogo Branco já trabalhou como músico profissional e hoje escreve sobre as novidades do mundo da música aqui no Farofa.
De Celine Dion à Wesley Safadão, tudo é valido e tudo é notícia por aqui.

Quer divulgar sua banda? Escreva para farofaculturalribeirao@gmail.com

04 mai/16

Brechós

postado por Beatriz Oliveira

Que eu amo brechós ninguém mais dúvida né? Então pulando minhas explicações de amor por eles, vou compartilhar algumas dicas que aprendi com mamãe, a "louca por compras em brechós e antiquários".



Largue a preguiça em casa


A preguiça não tem vez aqui! Antes mesmo de sair de casa, faça uma limpeza no armário, tire aquela peça que você não usa há anos sem a desculpa de “ah deixa, uma hora eu uso”. Se você não usou todos esses anos, não vai usar amanhã não é mesmo? Aproveite para dar uma boa olhada em tudo o que você tem e no que sente falta de ter.


Não está satisfeita com o seu estilo? Acha que ele não combina mais com você? Aproveite esse momento para se redescobrir e encarar mudanças.



Referências


Não estou falando de acompanhar 24 horas as semanas de moda. Claro, todo mundo adora saber sobre as tendências das passarelas. Mas estou falando de referências “mais próximas e reais” sabe? Como aquela it girl ou celebridade que você acompanha pelas redes sociais. Comece a salvar algumas produções delas como forma de inspiração. Tome cuidado! Não vai adiantar nada se ela não tiver a mesma forma de corpo e o seu biotipo.


 

Gosto sempre de olhar em sites como o lookbook (lookbook.nu) e pinterest (pinterest.com).

 

Faça você mesmo

 

O bom DIY que amamos. Vá com outros olhos para o brechó. Aquela calça jeans dois números maiores pode render um short maravilhoso de cintura alta, uma camisa xadrez pode virar uma regata xadrez e uma jaqueta jeans pode virar um colete. A criatividade é o que se destaca aqui.

 

Bordados, pedrarias e aplicações (sabe os patches? Estão super em alta! E fazem a diferença naquela peça jeans básica). Rasgue, descolore ou corte.


 

Se pergunte sempre: você precisa mesmo disso?

 

O preço pode ser uma tentação e você pode acabar levando milhares de peças sem necessidade. Por exemplo, levar uma jaqueta está tudo bem, agora levar três já é exagero né? Tudo bem, está barato, mas você realmente precisa de três jaquetas jeans no armário?

 

Também não rola levar peças que você já possui. Por isso a dica da arrumação antes de sair para as compras. Isso serve para você dar uma boa olhada e levar peças complementares e que vão render vários looks novos.

 

Já anotou as dicas? Agora aproveite para anotar alguns brechós!

 

Em Ribeirão Preto tem o Mercatudo da dona Sara na Rua Saldanha Marinho, 234 - Centro. O telefone é (16) 3625-8975 e tem facebook também: facebook.com/brechomercatudo.

 

Para quem não mora em Ribeirão tem o Enjoei (www.enjoei.com.br). O brechó online reúne peças de fast fashion e também de marcas como Melissa, Farm e Shutz. Ah! Dá para você montar a sua lojinha e também vender os seus desapegos.

 

Gostou? Manda um e-mail para contato@cochichosebrioches.com falando sobre o que achou, dar sugestões de assuntos que você quer ver por aqui ou dar dicas de um brechó super legal que você conheça.



 


Beatriz Oliveira é jornalista, blogueira e apaixonada pelo mundo da moda.
Quer conhecer mais sobre o seu trabalho? Acesse o site
Cochichos e Brioches





 

 

 

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.