Com um fim de semana dedicado a debates e palestras sobre um de seus eixos centrais, a Sustentabilidade, a sede do Instituto SEB apresenta a exposição “Materioteca”

 

 

O espaço A Fábrica, sede do Instituto SEB, braço social do Grupo SEB, localizado na antiga fábrica da Cervejaria Paulista em Ribeirão Preto, é um polo de inovação, educação, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade. Para dar início as suas atividades, A Fábrica realiza o evento gratuito “SER Sustentável”, nos dias 22, 23 e 24 de março, apresentando a “Materioteca”.

 

Uma experiência educativa sobre a formação dos materiais sustentáveis, provenientes das mais diversas matérias primas, de origem sintética, fóssil, mineral ou residual. O objetivo é ressaltar a economia circular, um conceito baseado na inteligência da natureza, na qual os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

 

A exposição contará com mais de 40 amostras de materiais sustentáveis, desde os mais tradicionais até soluções inovadoras ainda desconhecidas do grande público, que estarão expostas para serem tocadas, sentidas e manipuladas.

 

“Explicaremos o ciclo de vida, desde a origem desses materiais, passando pelos processos, aplicações, até as possibilidades de descarte e reinserção no ciclo novamente”, explica Carolina Piccin, da MateriaLab, criadora e desenvolvedora da Materioteca.

 

 

Além da exposição, o evento ainda contará com mesas redondas, cine debate, feira de produtores locais e música ao vivo na praça, para momentos de conexões, troca de ideias e networking.

 

A exposição “Materioteca” será inaugurada no dia 22 de março às 19h, seguida da palestra inaugural, ministrada pela Carolina Piccin,que lidera a formulação de programas de sustentabilidade, P&D e inovação da MateriaLAB. No dia 23, sábado, contaremos com nomes como Marko Brajovik, arquiteto e designer croata radicado no Brasil, formado pela Universidade de Arquitetura de Veneza, que apresentará sua trajetória criativa inspirada pela Natureza, com pesquisas em uso de materiais e estruturas não convencionais (bambu, papelão, estruturas tensionadas, etc) e Mana Bernardes, artista plástica, designer e poetisa, que inspira a público através da arte e da transformação humana. 

 

Os artistas Marko Brajovik e Mana Bernardes serão grandes atrações do evento

 

 

A palestrante busca desmistificar a sustentabilidade apresentando esse conceito por meio de uma narrativa pessoal, em primeira pessoa, baseada na sua experiência de um caminho plural.  Busca fazer um contato emocional com plateia com o objetivo de inspirá-los a buscarem seus caminhos autorais. O conteúdo versa sobre a importância da criatividade. No domingo, a Feira do Coletivo ocupa a praça eventos com barracas de produtores e designers locais com viés sustentável, fechando o evento com música ao vivo e área de alimentação.

 

A programação completa está no site www.institutoseb.org.br

 

Sobre A Fábrica:

Revitalizado para receber projetos sociais, educacionais e de empreendedorismo, o espaço A Fábrica, sede do Instituto SEB, também está aberto ao público como equipamento cultural da cidade, oferecendo uma agenda de eventos, cursos, encontros, projetos e ações.

 

Com eixos centrais fundamentados em conceitos como Sustentabilidade, Educação, Inovação e Empreendedorismo, a nova sede do Instituto SEB deve contribuir de maneira importante para a formação de um legado na cidade, além de influenciar a revitalização do centro da cidade, dando destino nobre a um prédio histórico de Ribeirão Preto. Todo o trabalho de recuperação do prédio respeitou seu caráter histórico, como patrimônio tombado.

 

SERVIÇO

Evento: SER SUSTENTÁVEL

Data: 22, 23 e 24 de março de 2019

Local: A Fábrica – Instituto SEB

Endereço: Rua Mariana Junqueira, 33 – Ribeirão Preto/SP

Email: contato@institutoseb.org.br

Site: www.institutoseb.org.br

Entrada gratuita

 

PROGRAMAÇÃO


Dia 22 – SEXTA-FEIRA

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO MATERIOTECA

19h: Cerimônia DE ABERTURA

20h: Palestra sustentabilidade, Inovação e Materiais sustentáveis com Carol Piccin

Local: Anfiteatro

A palestra ressalta a importância da economia circular e seus impactos. Aborda a relação entre as Matérias-Primas e projetos de Design e Arquitetura, mostrando como as escolhas podem transformar significamente o ecossistema. Mostrando os benefícios de um projeto consciente e sua relação com a saúde humana e do planeta.

 

CONHEÇA A PALESTRANTE

Carol Piccin , advogada com especialização em Gestão Ambiental (USP) e MBA em Gestão da Sustentabilidade Empresarial (FGV), atua há mais de 15 anos na administração de projetos com foco em reduzir impactos ambientais. Criou a Materioteca, um catálogo de materiais e tecnologias sustentáveis. É diretora da MateriaLAB, empresa que utiliza o tripé pesquisa/tecnologia/design para auxiliar as marcas a desenvolverem projetos sustentáveis.

 

Dia 23 - SÁBADO

9h: Palestra natureza da Forma - Forma da natureza com Marko Brajovic

10h15: Mesa de debate participação especial Marko Brajovic e Mana Bernardes com a mediadora Carol Piccin

14h30: Palestra sustentabilidades no plural do protagonismo com Mana Bernardes

Local: anfiteatro

16h: Workshop “É possível inovar para uma economia regenerativa? 

LOCAL Estúdio 2

Reflexão sobre o caminho que os materiais percorrem e seu impacto. Do que são feitos os materiais? De onde eles vêm? Qual o recurso natural que está ali escondido? O workshop aponta um estudo das possibilidades de uso destes materiais e sua aplicação através da criatividade.

17h30: Show e happy hour para networking

Local: Praça Central

 

Dia 24 - DOMINGO

13h: Feira do coletivo - edição especial sobre sustentabilidade

Local: Praça central

Evento itinerante que valoriza e fortalece a conexão entre pessoas, espaços e marcas autorais. Apoiam a economia local, o pequeno empreendedor e o produtor autoral/artesanal.

 

16h: Cine debate “Tomorrow”

Local: Sala Projeto NAU

Documentário francês dirigido por Cyril Dion e Mélanie Laurent. Diante de um futuro com grandes motivos de preocupação, o filme tem a distinção de não ceder ao catastrofismo. Com uma linguagem otimista, identifica iniciativas que se comprovaram em dez países em todo o mundo: exemplos concretos de soluções para os desafios ambientais e sociais do século XXI, seja agricultura, energia, economia, educação e governança. Ganhou o Prêmio César (2016) de Melhor Filme Documentário e foi distribuído em 27 países.

 

Culinária afetiva é aquela baseada em memórias. É experimentar um prato e logo associar o sabor a uma lembrança gostosa da sua vida. E a competição "Comida di Buteco" sabe bem como trabalhar com o viés afetivo. O lançamento da 20ª edição do "Comida di Buteco" reuniu convidados e imprensa no hotel Ibis Styles em Ribeirão Preto, e o FAROFA te mostra tudo o que rolou.

 

 

A proposta é eleger os melhores petiscos e bebidas da cidade, mas há um atributo muito maior, quando nos convidam a conhecer as histórias dos bares competidores, e de seus donos. São pessoas que conseguem deixar claro o elo com seus amados "butecos", que vai muito além do aspecto comercial. São famílias que guardam, com brandura, aquele "segredo especial" da receita, que atravessa gerações, e que com sorriso no rosto fazem o seu melhor petisco para servir durante a competição.  

 

O campeão do "Comida di Buteco 2018",  o "O Linguiceiro Bar", é um exemplo de bar que se preocupa em oferecer uma experiência única a seus clientes. Tudo feito com um capricho tão grande, que faz seus clientes viverem ali algo único e realmente memorável. O petisco não podia ser diferente: é extremamente bem pensado. Cada ingrediente ali tem seu papel único, fundamental também no sabor coletivo. Inclusive o tira-gosto deste ano, o chamado "Porco Shot", deve ser comido de uma vez só, para que haja uma verdadeira explosão de sabores dentro da boca. Vale ressaltar que o petisco é um forte candidato para ganhar este ano. Será que vem bicampeão por aí? O "Porco Shot" é feito com copinhos de batata pirulito enrolados com bacon, recheados com paleta de porco desfiada feita ao molho secreto e finalizados com cream cheese. Acompanha geleia de abacaxi picant

Um dos bares competidores, o "Bar do Jefferson", já tem mais de 40 anos de tradição em Ribeirão Preto, e é desses que colecionam histórias com o passar dos anos. Um boteco aconchegante, ótimo para se reunir com amigos e aproveitar a vida com boa comida e boa bebida. O prato concorrente deste ano é o "Torpedo da Sogra + Vinagrete à moda da Casa". O nome do prato reforça que o prato foi criado pela sogra do Jefferson, proprietário do bar. O "Torpedo da Sogra" é feito com bolinho de carne de costela moída, e acompanha vinagrete.

 

Culinária afetiva é o que não falta no "Aquíferos Bar", que nos apresentou duas figuras muito encantadoras: seus proprietários. Impossível não se encantar com o sorriso de Débora, que assina as delícias da casa, e que faz questão de receber os clientes com seu bom humor e simpatia. Ela faz questão de relatar a todos o seu amor pela gastronomia, e também pelo universo dos botecos. Há quem chegue no "Aquíferos" procurando por ela. O tira-gosto concorrente, o "Come Fogo" remete à cultura local, pois faz uma alusão ao clássico de futebol de Ribeirão Preto que envolve o Comercial e o Botafogo. O "Come Fogo" é feito com massa folhada recheada com cupim, bacalhau, costela e ricota. Acompanham creme de alho, geleia de pimenta e molho barbecue

Outros são bares novatos, que com brilho nos olhos se esforçam para competir com bares já laureados na cidade.

O "Toco's Bar" é desses novatos que ganham os clientes pelo sabor. E pelo preço. Foi assim que os proprietários idealizaram o bar: acessível e de qualidade. O prato concorrente deste ano é o "Crocantinho Toco's", que parece ser uma simples porção de tilápia empanada, mas nos surpreende logo na primeira mordida. A farinha é especial, o tempero é único, e o sabor é incrível. Vale a pena conferir. O "Crocantinho Toco's" é feito com cubos de tilápia empanados e fritos .

Conhecer o dono do boteco é um dos ítens importantes para quem deseja entender o conceito de gastronomia afetiva. E quando conhecemos Ana, proprietária do "Boteco da Praça", este se tornou muito mais convidativo e atraente. Com sorriso no rosto, ela nos apresentou seu petisco deste ano, o "Snack Crocante", e se emocionou ao receber elogios pelo trabalho. O Snack é feito com iscas de filé-mignon suíno marinado com iogurte e ervas finas empanado com flocos de milho e queijo parmesão. "Vou receber vocês no meu Boteco com o maior carinho do mundo", nos disse Ana.

 

Estes são apenas alguns dos pratos concorrentes. No total, são 20 botecos em Ribeirão Preto. Cada um, será avaliado com nota de 1 a 10 para 4 quesitos: Petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida. 

 

Se você quer ficar por dentro de tudo sobre o concurso, que ocorre de 12 de abril a 5 de maio em Ribeirão Preto, acesse www.comidadibuteco.com.br/ribeirao-preto/  ou fique ligado em nosso instagram, o @farofacultural.

 

Vale a pena conhecer os botecos, os pratos, as histórias, e conhecer melhor este já tão querido e cativante concurso.

 

Texto: Diogo Branco (@drdiogobranco)

Fotos: Lisa Cristine (@lisaccristine)

O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto recebeu nesta semana 4,4 toneladas de alimentos não perecíveis entregues pela Usina Universitária – organizadora do Pré-Carnaval Bloco Califórnia. A arrecadação ocorreu durante o evento, no último dia 23, com os foliões que aderiram à Meia-Entrada Solidária.

 

Os alimentos ao chegarem no Fundo Social passam por uma triagem e separação. Após este processo é destinado para entidades e instituições cadastradas que atendem famílias carentes da cidade e/ou que vivem em situação de risco.

 

Cerca de 14 mil pessoas participaram do Bloco Califórnia que aconteceu no Estádio Palma Travassos tendo como atrações Gretchen, Batom Na Cueca, Oba Oba Samba House, Alex de Cristo, DJs e baterias universitárias.

 

07 mar/19

Evento gratuito, Ribeirão Folia promete agradar todas as tribos, com atrações do axé, sertanejo, funk e eletrônico

 

 

Quem pensa que a folia em Ribeirão Preto acaba na quarta-feira de cinzas está enganado. No dia 09 de março, acontece um Pós Carnaval cheio de atrações para a cidade. O Ribeirão Folia retorna com o objetivo de resgatar os bloquinhos de rua e é uma realização do Grupo Trilhas, juntamente com o Viola Show, em parceria com a Skol.

 

Com o tema um “Carnaval Free, de todos os ritmos e estilos” o evento vai reunir uma diversidade de cantores e grupos musicais, com o objetivo de atrair para o bloco desde as famílias, que gostam das tradicionais marchinhas de carnaval, o público sertanejo, até os universitários que curtem funk, sertanejo universitário e axé. “A verdadeira essência do carnaval está na rua, seja no bloco ou na pipoca, e é incrível proporcionar a alegria para os ribeirão-pretanos de uma maneira acessível.”, diz Elke Hermann, CEO do Grupo Trilhas.

 

O evento, que será gratuito, contará com grandes atrações, como Thiago Brava, dono do hit “Dona Maria” e a dupla Fred e Gustavo, cantando seus maiores sucessos. Para os foliões que adoram o carnaval, os hits que não podem faltar no bloco, ficarão por conta do grupo Homem de Lata, dos meninos do Beat Samba e do axé de Janna Lima. Já para os que curtem música sertaneja, o arrocha fica por conta de João Lucas e Matheus e Stênio e Rafael, além das atrações principais.

 

 

Tom Baratella e o Baile do Mário comandam o bloquinho e o evento ainda traz muito funk com Mc Rodrigão. Já no cenário eletrônico, os DJs Ziffer e Materazzo transformam qualquer evento em um carnaval eletrônico.

 

Estrutura

O evento será realizado em torno do Estádio Santa Cruz (Botafogo) e conta com grande estrutura, além de espaço para alimentação e de ativações de marcas parceiras.

As bebidas ficarão por conta da Skol, patrocinadora do evento, divulgando o lançamento Skol Puro Malte, além das tradicionais cervejas e Skol Beats.

O evento conta também com a parceria dos Snacks da Doritos, do grupo Atitude Serviços e do Supermercado Mialich.

O evento

Data: 09/03 – Ribeirão Folia - Pós Carnaval

Local: Av. Costábile Romano, S/N - Santa Cruz – Ribeirão Preto/SP (Estádio do Botafogo)

Atrações: Thiago Brava, Fred e Gustavo, Homem de Lata, Beat Samba, Janna Lima, João Lucas e Matheus ,Stênio e Rafael, Mc Rodrigão, Tom Baratella, Baile do Mario, DJ Ziffer e Dj Materazzi

Horário: 11 às 22 horas.

Censura: Menores de 18 anos, acompanhados com um adulto responsável.

 

Mais informações:

Instagram: @ribeiraofolia

Facebook: https://www.facebook.com/ribeiraofolia

Informações evento: (16) 3610-1636

Imprensa: (16) 99109-7425 (Livia) | (16) 3103- 6876 (Focco Comunicação)

Sobre o Grupo Trilhas:

Há 07 anos, trazemos ao mercado formas eficientes de alcançar o resultado esperado, utilizando ideias criativas e inusitadas. Trazemos em nossa bagagem a experiência e expertise em organização de eventos e marketing promocional, e hoje somos referência no mercado de Live Marketing no interior de São Paulo.

DIFERENCIAIS

Um dos diferencias do Grupo Trilhas é atender com excelência e expertise clientes globais, atuando de forma regionalizada. Estamos situados em Ribeirão Preto/SP e conhecemos como ninguém o interior paulista e do Brasil, estamos habituados com o mercado do interior e oferecemos uma estrutura preparada para gerar grandes negócios e oportunidades.

 

Quem for conferir a mostra nos dias 8, 9 e 10 poderá tirar uma foto de época

 

 

A exposição “Imigração Italiana” trouxe ao Novo Shopping as memórias de uma importante parte da história de Ribeirão Preto e tem feito sucesso entre seus visitantes. Realizada em parceria com o Museu Casa da Memória Italiana, o Museu do Café e a Societá Dante Alighieri de Ribeirão Preto, a mostra segue aberta ao público até o próximo domingo, dia 10 de março, e presenteará os visitantes dos últimos três dias com a produção de uma bela fotografia de época.

Aqueles que forem conferir as dezenas de itens, imagens, vídeos e informações que estão disponíveis para visitação no Espaço Novo Shopping durante os dias 8, 9 e 10 de março, terão a oportunidade tirar uma foto de época para levarem para casa gratuitamente. O visitante poderá escolher entre algumas roupas e itens tradicionais do século passado para vestir, realizar a fotografia com um profissional deste estilo de imagem e receberá diretamente em seu e-mail, como um presente dos organizadores.

 

A exposição, que tem entrada gratuita, estará disponível para visitação no horário de atendimento do shopping, das 10h às 22h, e o fotógrafo de época atenderá os visitantes das 14h às 20h.

 

Serviço:

Exposição “Imigração Italiana”

Data: até 10 de março

Horário: 10h às 22h

 

Fotógrafo de época

Data: dias 8, 9 e 10 de março

Horário: 14h às 20h

 

Local: Espaço Novo Shopping

Endereço: Avenida Presidente Kennedy, n.º 1.500

Gratuita

 

Novo Shopping

Avenida Presidente Kennedy, n.º 1.500

www.twitter.com/NovoShopping

facebook.com/NovoShopping

(16) 3603-2400

A partir desta sexta-feira, dia 01 de março, tem início a programação de Carnaval do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

 

Realizado no Open Mall do empreendimento, os dias de folia terão a Cervejaria Walfänger como responsável pela operação do bar no local. A marca disponibilizará alguns de seus chopes artesanais, entre eles, os estilos:German Pilsner – um dos mais tradicionais da Alemanha e um dos mais consumidos no mundo, refrescante, tem sabor levemente maltado, Weisen – estilo tradicional do sul da Alemanha, feito com malte de trigo, que apresenta um aroma frutado de banana e cravo e German IPA – de sabor equilibrado, com amargor intenso, produzido com 100% de lúpulos alemães, apresenta aroma de maracujá, além das opções de drinks como Tanqueray Tônica, Caipiroska, Johnnie Highball, Smirnoff Tônica e bebidas não alcoólicas.

 

 

Programação Carnaval Shopping Iguatemi
01/03 - 
Sound Open Air com Banda Backup a partir das 19h
02/03 – Marchinhas de carnaval com Banda Backup a partir das 18h
03/03 – Domingo é Dia de Teatro e Matinê a partir das 17h
04/03 - Marchinhas de carnaval com Banda Backup a partir das 18h
05/03 – Matinê Infantil a partir das 17h
Entrada Gratuita

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.