27 ago/20

 

O músico e compositor Anddre Mafra lançou seu segundo EP autoral ‘’Octópios’’ em agosto deste ano, contando novamente com a elaboração das artes realizada pelo designer Caique Ferreira.
O trabalho foi escrito e produzido pelo próprio artista de dentro de sua casa durante os últimos meses, tendo em vista a impossibilidade da realização de seu trabalho (assim como o de muitos artistas) devido a atual situação vivida pela pandemia do vírus COVID 19.

 


“ ‘Octopios’ é o meu segundo lançamento, porém o primeiro trabalho em que além das melodias e letras, todo processo de produção fora realizado por mim (desde a gravação, edição, mixagem e masterização), ainda assim contando com a ajuda e apoio de amigos que me orientaram em cada processo, como o produtor de Uberaba Marcos Paulo Guimarães, e da parceria com o designer Caique Ferreira, que foi quem desenvolveu todas as artes mais uma vez. Por mais crítico que eu tenha procurado ser, não foi um trabalho onde visei a perfeição, pois devido a situação atual da pandemia permaneço em casa desde o começo da quarentena. Então este álbum envolveu e continuará envolvendo aprendizado e desenvolvimento pra mim, como produtor e como artista. Devo agradecer imensamente a todos que continuam acreditando em meu trabalho e contribuindo para o meu crescimento enquanto apenas espero que gostem deste lançamento e se cuidem”, relata o músico.

 


“Octópios’’ está sendo lançado na data de 29/08 pela distribuidora Tratore e está disponível nas plataformas digitais.

Mais informações em suas redes de acesso:

 

https://linktr.ee/anddremafra  


www.instagram.com/anddre.mafra


www.facebook.com/anddremaframusic


contatoanddremafra@gmail.com

 
 

 

♪ Duda Beat finaliza o segundo álbum, sucessor de Sinto muito (2018), disco editado há dois anos. A cantora e compositora pernambucana já terminou de gravar as vozes de todas as músicas que compõem o inédito repertório autoral do álbum, previsto inicialmente para ser lançado em 2021.

 

A gravação foi feita no Estúdio Frigideira, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ainda sem título, o disco foi formatado com as adesões de convidados cujos nomes ainda estão sendo mantidos em sigilo. Uma das músicas é a composição inédita apresentada por Duda Beat em live feita em março.

 

Na rede social em que postou foto da gravação no estúdio carioca, a artista caracterizou o disco e o repertório como “uma mistura de gêneros populares brasileiros e gêneros eletrônicos internacionais”.

 

A julgar por esse conceito, a cantora e compositora – nascida no Recife (PE) em 8 de outubro de 1987 – segue no segundo álbum linha parecida com a do disco anterior Sinto muito, com o qual Duda Beat ganhou projeção nacional ao reprocessar o brega da região pernambucana com beats eletrônicos.

O tradicional Leilão de Arte Popular, realizado anualmente em parceria com o Grupo Iguatemi para arrecadação de fundos da organização, será promovido pela primeira vez de forma virtual, através da plataforma iArremate.com, com a colaboração do leiloeiro Aloísio Cravo.

 

 

Curadores: EDNA PONTES, THOMAS BACCARO E WALDICK JATOBÁ. Entre os artistas que terão obras no leilão estão: CARLITO CARVALHOSA, TONICO LEMOS AUAD, SIL E NOEMISIA.

 

F0cada em apoiar artesãos tradicionais de todo o território nacional, a organização Artesol vai lançar o leilão virtual na plataforma Iarremate.com com o leiloeiro Aloísio Cravo no próximo dia 20. Nessa edição, que acontece pela primeira vez de forma virtual, o evento contará com peças de arte popular, arte contemporânea e objetos de design criados exclusivamente para o leilão, que está sob a curadoria de Edna Pontes, Thomas Baccaro e Waldick Jatobá.

A grande maioria das peças que serão leiloadas foram doadas por artistas, designers e colecionadores que se juntaram nessa iniciativa com a Artesol para apoiar artesãos e artistas populares nesse momento delicado de pandemia.

 

 

"Essa ação terá um papel fundamental para manter a ONG ativa dando, suporte a centenas de artesãos que se encontram totalmente vulneráveis em consequências da crise econômica provocada pelo COVID - 19", explica Sonia Quintella, presidente da Artesol.

 

 

Entre os artistas que doaram obras para o leilão estão Carlito Carvalhosa, e Tonico Lemos Auad. A proposta é fortalecer associações e cooperativas de todo país, apoiando a preservação de saberes e técnicas artesanais que correm o risco de deixarem de existir por falta de valorização cultural e econômica.

 

 

Mais sobre a Artesol


A ONG Artesol foi fundada há 22 anos pela antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008). Nestes anos já realizou 247 projetos de capacitação, beneficiando mais de 60 mil pessoas. É membro da World Fair Trade Organization - WFTO e credenciada na UNESCO - integrando o Comitê de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Sua missão é apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição cultural, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. O projeto central da organização é a Rede Artesol, uma iniciativa pioneira e inovadora que mapeia, capacita, divulga e conecta artesãos de todo o país ao mercado através de uma moderna plataforma virtual.

https://www.artesol.org.br/

Os participantes do primeiro dia do evento online, que é focado no mercado de bioenergia, indicam que o modelo brasileiro é viável e pode ser aplicado em qualquer país como solução ambiental para a redução de poluentes

 

 

O modelo de produção do setor sucroenergético brasileiro precisar trabalhar nos processos de divulgação, visando a internacionalização da experiência nacional como opção para as estratégias de redução de poluentes no cenário de sustentabilidade mundial.

 

Essa visão foi compartilhada pelos debatedores na abertura do FENASUCRO & AGROCANA TRENDS, ocorrida na terça-feira (18/08), que teve como tema principal “Tendências para o setor sucroenergético – as novas perspectivas que levarão o setor a um novo patamar”.

 

A proposta do evento online, que acontecerá até o dia 20 de agosto, é oferecer conteúdo atualizado em relação ao mercado de bioenergia, em um ambiente único e acessível para empresas e profissionais de toda a cadeia do setor.

 

O debate de abertura do FENASUCRO & AGROCANA TRENDS contou com a participação de Paulo Montabone, Diretor da Fenasucro & Agrocana; Marcos Montes Cordeiro, Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Antônio Tonielo, Presidente da COPERCANA; Evandro Gussi, Presidente da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar); Plínio Nastari, Presidente da DATAGRO; Luis Carlos Junior Jorge, Presidente do CEISE Br; Arnaldo Jardim, Presidente da Frente Parlamentar dos Biocombustíveis; Guilherme Nastari, Diretor da DATAGRO; e Alberto Gimenez, Prefeito de Sertãozinho.

 

De acordo com Evandro Gussi, Presidente da UNICA, a principal dificuldade é a falta de conhecimento sobre o setor bioenergético, que possui um nível de sustentabilidade e um valor estratégico de interesse mundial. “A descarbonização será a palavra de ordem do século 21. As soluções em alguns setores acontecem da seguinte maneira: um projeto para alcançar uma meta de 20% tem um orçamento de US$ 100 milhões, mas se precisar aumentar a meta em mais 10% dobra o custo. Por isso, que o nosso serviço de sustentabilidade e a nossa vocação têm um lugar fundamental nesse cenário futuro. Afinal, com todas as barreiras, atendemos 40% do mundo. Mostrar essa conexão é o nosso desafio”, disse Gussi.

 

A opinião foi reforçada por Plínio Nastari, presidente da DATAGRO, que também destacou os avanços do Brasil em relação à eficiência do processo de mecanização e a curva de valorização do etanol por suas qualidades ambientais. “Devemos transmitir a experiência do Brasil, porque o setor promove o desenvolvimento econômico, essa estratégia se aplica ao mundo inteiro. Muitos países estão voltados para a bioenergia aliada à agricultura alimentar. Regiões como a África, América Latina, Índia e sudeste asiático têm esse grande potencial. Estamos no meio de uma discussão de mobilidade sustentável e este setor é a solução. Para as empresas e empresários do setor significa valorização dos seus ativos, não adianta ser eficiente da porteira para dentro, é preciso unir esforços para valorizar esse produto e ampliar o mercado”, afirmou Nastari.

 

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro, disse que o governo também vem buscando medidas para melhorar as condições de negócio favorecendo os investimentos na bioenergia. “O Brasil precisa se debruçar buscando a segurança jurídica para fomentar os investimentos. O desenvolvimento sustentável está bastante acelerado. Agora estamos consolidando o Renovabio, mas vamos batalhar para melhorar as condições do CBIO.”

 

O deputado federal Arnaldo Jardim, presidente da Frente Parlamentar dos Biocombustíveis, ressaltou que o setor enfrentou algumas dificuldades no início do ano em razão da pandemia e que precisa de condições adequadas de infraestrutura. “O porto de Santos indicou um aumento de 12% em relação ao ano passado, o que demonstra o crescimento do setor agrícola, mas precisamos ampliar as condições de investimento em infraestrutura, já que o setor tem desafios de logística. O crescimento sustentável precisa de investimentos em setores estratégicos. O Plano Ásia, que teve a divulgação do etanol na Índia e a busca de novos mercados para o açúcar, é um bom exemplo. Além disso, o setor que mais pode contribuir com a descarbonização é setor sucroenergético”, afirma Jardim.

 

Homenagem

 

Durante o debate, o diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, prestou uma homenagem para Plinio Nastari, Presidente da DATAGRO, com a entrega de uma placa pela sua contribuição ao setor, principalmente, ao programa Renovabio. “Se fosse possível personificar uma imagem do pai do Renovabio, ele teria a imagem do Plinio Nastari, que eu considero como sendo o pai do programa”, disse Montabone.

 

Bioeletricidade, Biogás e Canathon

 

O FENASUCRO & AGROCANA TRENDS prossegue na quarta-feira (19/08), a partir das 16h, com o seminário “Bioeletricidade/Biogás: a postos para a Retomada do Investimento”, que tem como objetivo discutir a modernização do setor elétrico e as perspectivas positivas para a retomada do investimento para a bioeletricidade e o biogás, incluindo, os impactos positivos para o biometano.

 

Os temas serão apresentados por Newton Duarte, presidente-executivo da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN); Reginaldo Medeiros, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL); Alessandro Gardemann, presidente-executivo da Associação Brasileira do Biogás (ABIOGÁS); Bárbara Rubim, coordenadora de negócios em geração distribuída de energia na RAÍZEN e VP no Conselho de Administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR); Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA); e Luis Carlos Junior Jorge, presidente do CEISE Br.

 

Já na quinta-feira (20/08), tem início o Canathon, primeiro hackathon internacional voltado para o setor de bioenergia buscando soluções sustentáveis e inovadoras para o mercado.

 

Os interessados podem se inscrever gratuitamente e acompanhar a programação da Fenasucro & Agrocana TRENDS pelo link https://www.fenasucro.com.br/pt-br/fenasucro-agrocana-trends/conteudos-digitais.html .

 

A 28ª FENASUCRO & AGROCANA será realizada de 17 a 20 de agosto de 2021, em Sertãozinho/SP. A Feira Internacional da Bioenergia é realizada pelo CEISE Br e organizada pela Reed Exhibitions.

Foi esse o  movimento que  o autor acompanhou em suas publicações replicadas pelas redes sociais. Hoje tem mais de 500 mil seguidores no Instagram e é conhecido pela linguagem simples e lírica. O instapoeta participa de live da 40tena Cultural no dia 19 de agosto, a partir das 19h

 

O projeto 40tena Cultural promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto traz na nesta quarta-feira (19) o escritor Lucão para uma live com o tema “Instapoetas – escrita criativa”, a partir das 19h, no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp).

 

O goiano Lucão, 35 anos, tem meio milhão de seguidores na plataforma Instagram e com a chegada das redes sociais ficou conhecido por poemas e textos que passou a publicar nos seus canais. Como instapoeta conduz sua produção com leveza e lirismo, características resultantes de seu olhar atento em buscar a poesia nas coisas simples.

O salto da internet para as páginas impressas do livro aconteceu em 2006, quando foi convidado por uma editora a publicar pela primeira vez e viu que a história ficaria mais séria. Ele, que era publicitário, a princípio levou as duas profissões como vidas paralelas, mas sempre encarou a literatura como um prazer que exigia rigor.

 

 

Três anos depois do lançamento do primeiro livro, uma decisão foi necessária: acabou deixando a publicidade para viver, exclusivamente, da literatura e do trabalho com a escrita. “Foram 15 anos desde que comecei a escrever para publicar o primeiro livro. Uma transição lenta e madura, como precisava ser”, analisa o autor. Até hoje, já escreveu três livros de poesia “É cada coisa que escrevo só para dizer que te amo”, “Telegramas” e “Dois Avessos”; e um de crônicas “Viver não pode ser só isso”, em três volumes. 

 

A tendência para a literatura surgiu cedo e dentro de casa. O escritor conta que foi incentivado primeiro pela mãe, que sempre foi uma grande leitora e isso o encantou muito. “Eu adorava vê-la lendo, estudando. Foi um exemplo. Ela também mantinha sempre muitos livros em casa. Um dia, comecei a fazer uso de alguns deles e me apaixonei também pela literatura”. Já o pai, por ser jornalista e apresentador de programas de rádio e TV gerou nele um fascínio pela comunicação. “Meu caminho acabou sendo através da palavra escrita, sem dúvida, influenciado pelos dois”. E não parou mais.

 

Influências e carreira
Lucão diz que Luis Fernando Veríssimo é um dos responsáveis por ele usar uma linguagem mais simples e popular e enumera poetas que também o influenciam na escrita, como Mario Quintana, Manoel de Barros, Adélia Prado, Pablo Neruda, Ferreira Gullar, a maioria apresentados a ele por Rubem Alves. O que o atrai nestes autores é a riqueza e a simplicidade nos versos. Já quanto aos romancistas cita García Márquez, Elena Ferrante, Domenico Starnone e explica que tanto os recentes quanto os antigos, o influenciam o tempo todo. “Gosto das novidades, mas sempre volto aos meus mestres”.

 

Para o escritor, trabalhar com literatura exige organização financeira e planejamento. “É uma jornada difícil. Bastante, mas possível. Principalmente para quem ama esse universo como eu amo”.

A popularidade de Lucão nas redes sociais aconteceu de forma natural. Segundo o instapoeta não houve nada repentino, mas basta acessar o seu canal que lá estão mais de 500 mil seguidores, que ele atraiu durante 10 anos publicando na internet. “Eu não imaginava, mas as pessoas pegavam os poemas e replicavam, como uma mensagem de coragem ou declarações amorosas. A poesia servindo para a reflexão ou para o amor. Foi um movimento interessante”. Quando percebeu, uma centena de milhares de pessoas o seguiam e aí entendeu que havia perdido as suas redes sociais para ele mesmo.

 

Essa proximidade do instapoeta com o internauta é vista por Lucão como algo positivo, mas afirma que não pensa nisso para ter mais liberdade ao escrever.  Ele prefere não ficar preso no que irão pensar ou em como irão reagir com sua escrita, mas confessa que adora ver os leitores presentes e se manifestando com apreço pelo que escreve. “Tem um valor isso e eu retribuo respondendo, sempre que posso. É uma relação de muito respeito e até amizade”, conclui.

 

Produção no isolamento
Estar em isolamento é algo que ele já vinha experimentando com a profissão de escritor, pois sempre trabalhou em casa. A pandemia não mudou muito a sua rotina, mas mexeu com sua autocrítica. No começo, ele achou que sua escrita estava boa, depois passou a achá-la ruim. Agora deixou de avaliar e diz que só aceita tudo que tem feito neste período. “São tantas notícias, tantas outras guerras que a gente precisa travar e vencer nesse momento que, sem dúvida, afetou minha escrita”.

 

Para vencer o momento, ele confessa que tem lido bastante, talvez mais do que antes.  No momento, o autor tem escrito histórias que ainda não sabe avaliar qualitativamente e optou pela diversificação dos gêneros. “Escrevi muito mais crônicas. Aliás, até lancei uma coletânea de crônicas, um livro em 3 volumes, o “Viver não pode ser só isso”, pela Amazon/Kindle”. A coletânea traz histórias baseadas em memórias, em reflexões de experiências vividas. Essa obra o ajuda a pensar na vida de hoje.

 

Quanto a à poesia, ele conta que perdeu o controle dos versos. “Ora quero um poema de amor, mas o poema não sai. Sai zangado. Ora é o contrário, quero um poema zangado e sai amoroso”, destaca. O escritor esclarece que passar pela pandemia sem ser afetado seria também um sinal horrível sobre ele.

A conversa com Lucão na live da Fundação do Livro e Leitura é aberta e gratuita e será mediada por Fran Micheli, jornalista ribeirão-pretana e autora do livro “Impróprio para Consumo”, e de uma reunião de crônicas e textos publicados em seu blog “Mãe, já acabei”, que está na internet há mais de 12 anos.

 

 

40tena Cultural
Durante mais de três meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já realizou quase 50 atividades e interagiu com mais de 15 mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

 

Para saber mais informações e acompanhar as novidades da programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)

Linkedin (fundacaolivrorp),

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Site www.fundacaodolivroeleiturarp.com

 

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  Em 2020, a Feira entra na 20ª edição, torna-se internacional e recebe nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto).

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais que incentiva projetos culturais e artísticos, o livro de história em quadrinhos de terror, Love Kills, do cartunista Danilo Beyruth, lançado pela editora Darkside, está sendo distribuído gratuitamente para jovens de instituições sociais da capital paulista. Além disso, alguns exemplares da obra estão disponíveis para compra online no site da Amazon por um valor promocional

 

Proporcionar, através do entretenimento e cultura, uma possibilidade de acesso a um maior número de pessoas. Assim é o novo projeto realizado pela Filmland Internacional – produtora brasileira de cinemaatravés do Pro-Mac - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que tem o objetivo de estimular a criatividade através da leitura. Trata-se de uma ação que prevê a distribuição de 1.500 exemplares do livro Love Kills, do cartunista, quadrinista e ilustrador, vencedor de diversos prêmios HQ Mix, Danilo Beyruth, para instituições sociais de São Paulo. Além disso, o projeto conta com a venda online por um valor diferenciado.

 

Como o projeto fará distribuição gratuita do livro para algumas instituições sociais de São Paulo, 150 livros serão destinados para a Secretaria Municipal de Cultura e outros 750 exemplares já foram distribuídos para três entidades: Casa do Povo (centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória), Instituto Sylvio Passarelli (instituição não governamental com foco na educação para jovens) e Caritas Diocesana de Campo Limpo (entidade de assistência e promoção social). Outros 600 exemplares de Love Kills foram colocados à venda pelo valor promocional de R$ 30,00, em loja específica no site da Amazon (https://www.amazon.com.br/LOVE-KILLS-Danilo-Beyruth/dp/8594541929).

 

Segundo o autor, Danilo Beyruth, a obra tem ganhado novos públicos, entre eles, mulheres mais jovens. “Além da interação do público da editora, Love Kills tem agradado muita gente, talvez pela história de terror que o livro traz, que tem como personagem principal uma vampira”, diz Beyruth que faz parte de uma geração que começou no universo das HQs há 10 anos e percebe hoje um interesse maior pelo assunto, tanto do mercado editorial quanto do público brasileiro. “Com este trabalho espero inspirar gente mais nova e oferecer um pouco do acesso à cultura no Brasil”, completa.

 

Um quadrinho que mistura suspense, sangue e muita ação, Love Kills é a primeira obra de Danilo Beyruth de puro terror. Ele, que é considerado um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros da atualidade, é fã deste gênero, mas já produziu histórias de super-heróis, ficção cientifica e outros com abordagens mais adulta dos personagens clássicos da Turma da Mônica. “Já produzi também HQ com foco no cangaço e na colônia japonesa de São Paulo e agora resolvi arriscar no terror”, diz. O livro foi lançado no ano passado pela editora DarkSide Books, durante a Comic Con Experience 2019.

 

Para Tubaldini Shelling, produtor da Filmland Internacional, o projeto visa levar conhecimento e acesso à leitura para um público com pouco acesso aos lançamentos de livros, principalmente os conteúdos do mundo geek, mangá e quadrinhos, um dos preferidos pelos jovens. “A ideia é levar a estes jovens um pouco do universo HQ, para quem sabe, se inspirarem em autores e começarem a desenhar. Ler uma história em quadrinhos como forma de entretenimento, além de ser eficaz em novos conhecimentos, estimula o raciocínio, o vocabulário e promove o empoderamento feminino”, destaca.

 

LOVE KILLS

Aventura baseada nos quadrinhos de Danilo Beyruth com 248 páginas em preto e branco. Vampiros vivem entre nós na noite de uma grande metrópole, São Paulo. Helena é uma vampira que vem cada vez mais se distanciando do seu lado humano. Um dia ela decide sair para caçar em seu território e acaba sendo surpreendida por Marcos, um mero humano que tenta defendê-la de uma cilada. Porém, Marcos não sabe que ela é na verdade um monstro mais do que capaz de cuidar de si mesma. Quando um vampiro milenar vem à sua caça, Helena é praticamente obrigada a contar com a ajuda de Marcos. Isso faz com que os dois se aproximem. As circunstâncias não só a farão enfrentar seus inimigos, como permitirão que ela redescubra o que ainda existe de humano dentro dela.

 

Danilo Beyruth

É publicitário, ilustrador e quadrinista brasileiro. Trabalhou por mais de 10 anos na DPZ Propaganda como diretor de arte. Ex-sócio da Macacolândia, estúdio de arte consagrado no mercado publicitário. Desde 2007 dedica-se a escrever e desenhar histórias em quadrinhos, sendo o criador do personagem Necronauta e autor das HQs Bando de Dois São Jorge. Em 2012, lançou o álbum de estreia do selo Graphic MSP (selo autoral do estúdio Mauricio de Sousa que publica histórias com uma abordagem mais adulta dos personagens clássicos da Turma da Mônica), Astronauta – Magnetar. Colaborou na criação de personagens para o filme Motorrad, da produtora Filmland, selecionado para o Toronto Film Festival. Seus trabalhos em quadrinhos foram publicados na Espanha, Alemanha, França, Itália, Portugal e Argentina. Atualmente, colabora em duas adaptações cinematográficas de obras suas, uma delas sendo produzida em paralelo com o filme. Foi vencedor do Troféu HQ Mix na categoria publicação de aventura, terror e fantasia com o livro Samurai Shirô.

 

SOBRE A PRODUTORA - FILMLAND

Criada em 2001, a Filmland Internacional é uma produtora cultural de grandes produções de teatro e filmes que tem como produtor Tubaldini Shelling. Em seu portfólio, há diversos filmes bem recebidos pelo público e prestigiados em festivais de cinema. Entre eles, o longa Motorrad, lançado pela Warner Bros, com direção de Vicente Amorim e participação no Festival Internacional de Toronto e no Festival do Rio, lançado em mais de 15 territórios pelo mundo. A Filmland traz também em seu currículo o longa Divórcio, com direção de Pedro Amorim e os atores Murilo Benício e Camila Morgado no elenco, também lançado pela Warner Bros. O filme ficou entre as 10 maiores bilheterias nacionais e foi vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria comédia, pela Academia Brasileira de Cinema. E ainda O Vendedor de Sonhos, mais um longa lançado pela Warner Bros, baseado no livro de maior sucesso de Augusto Cury e dirigido por Jayme Monjardim, que também ficou entre as 10 maiores bilheterias nacionais em 2016. Outro destaque é a comédia O Concurso, que alcançou 1.500.000 espectadores; bem como a comédia romântica Qualquer Gato Vira Lata, que teve a maior renda da história da Disney Brasil em produções locais em 2011. Entre os documentários está Marcha da Vida, rodado no Brasil, Israel, Estados Unidos, Polônia e Alemanha, dirigido pela americana Jessica Sanders, nominada a um Oscar e vencedora no Festival de Sundance, lançado também nos Estados Unidos, com vendas internacionais.

 

Além disso, a Filmland Internacional apresenta uma extensa lista de curtas metragens, incluindo o sucesso de crítica De Glauber para Jirges, selecionado hours concours no Festival de Veneza, e 14Bis, exibido em circuito comercial de cinemas, considerado sucesso em Home Vídeo, com vendas internacionais para vários países do mundo.   Atualmente a Filmland está desenvolvendo vários filmes de gênero, que vão da ficção científica à aventura e os quadrinhos, entre eles, em fase de pós-produção está o longa Princesa da Yakuza, com lançamento previsto para 2021.

Há mais de 15 anos, o empresário gastronômico, Gula Biagi, planta árvores pela cidade. Hoje, mais de 3 mil mudas já foram plantadas por iniciativa própria em todo o município. Recentemente, artistas também abraçaram a causa e estãodesenvolvendo estacas estilizadas através do novo projeto EstacaArt

 

 

 

Plantar árvores é importante para o futuro. Além das árvores serem processadoras naturais de oxigênio, elas ajudam a equilibrar a temperatura, sequestram o gás carbônico da atmosfera (reduzindo o efeito do aquecimento global) e ainda colaboram na relação entre o ser humano e natureza. São muitos os benefícios em plantar árvores e colaborar para que uma cidade seja cada vez mais arborizada. É com esse pensamento que o empresário da área gastronômica de Ribeirão Preto, Gula Biagi, um defensor da arborização consciente e autorizada e que já realizou centenas de ações de plantio de árvores em Ribeirão Preto, inicia os preparativos para o novo plantio de árvores no próximo mês de novembro. Neste ano, a ação ganha novos apoiadores: alguns artistas locais se uniram e estão desenvolvendo estacas customizadas, cada uma com a personalidade estampada do artista, levando um pouco mais de cor às ruas da cidade.

 

O projeto, chamado de EstacaArte, consiste em deixar um pouco da alma do artista nas estacas, que são pedaços de madeira usados como guia durante os plantios, para que as mudas enraízem mais facilmente no novo local. Quatro artistas ribeirão-pretanos já aderiram ao projeto: Renato Andrade, Heloisa Junqueira, Gui Calil e Shlomo Meir. No momento, elas ainda estão em fase de produção e as estacas serão utilizadas no período de chuvas - ideal para o plantio - de novembro a janeiro. A ideia, segundo Gula Biagi, que tem mais de 15 anos dedicados à conscientização ambiental, é atrair mais artistas para o projeto, unindo a arte e a consciência ambiental em uma única causa: mais verde para a cidade. Cerca de 300 mudas serão plantadas.

 

A artista Heloísa Junqueira, conhecida como Lolo Junqueira, aceitou o convite de imediato pelo sentimento que tem pelas árvores e por acreditar que os artistas podem colaborar com o projeto. “Nós artistas podemos ajudar a colorir a cidade, principalmente neste período em que estamos todos carentes de esperanças”, diz.

 

Outro artista que apoiou a causa é o cartunista Renato Andrade. Ele revela que admira a iniciativa do empresário e que, desde cedo, aprendeu a gostar de árvores. “Meu pai levava eu e meus irmãos para passear na mata Santa Tereza, que hoje está minguando tragicamente”, relembra o artista. Para ele, o projeto é uma excelente ideia, pois ajuda a divulgar de maneira criativa uma iniciativa em deixar a cidade mais arborizada, civilizada e com um clima muito melhor. “É com esse tipo de iniciativa que, algum dia, lá na frente, nossos filhos ou netos poderão desligar o ventilador no inverno, como estamos fazendo agora”, alerta o artista.

 

 

Gula Biagi, que atua no setor de gastronomia e eventos, não mede esforços para espalhar o verde por Ribeirão Preto. Constantemente ele preenche sua carreta de mudas e sai plantando mudas sozinho ou acompanhado por amigos e quem apoia a iniciativa. A ação vem crescendo e em 15 anos, somente em Ribeirão Preto, já foram plantadas mais de 3 mil mudas em diversas regiões. “Quero uma cidade mais arborizada, muito mais habitável do que essa ilha de calor que nós temos hoje. A preocupação com arborização na cidade é zero, tanto do poder público quanto das pessoas e comércio em geral”, desabafa Gula Biagi.

 

Artistas interessados em colaborar com o projeto podem ter mais informações através do telefone (16) 3636-1116.

 

Sobre Gula Biagi

É proprietário da empresa Gula Biagi Eventos Gastronômicos que inclui o Buffet Gula Biagi (atuante na área de organização e assessoria de eventos e buffet), a Loca Mobile (aluguel de móveis e acessórios para festa) e o Bistrô Le Gule (espaço para festas e eventos) e Rotisserrie Gula Biagi (combina congelada e pronta para ser consumida em casa). Trabalha na área de alimentação desde 1995, sempre buscando aperfeiçoamento e reciclagem em cursos de alta gastronomia e em companhias de grandes cozinheiros. Teve passagens por grandes escolas de São Paulo.

Os médicos destacam que, em função da baixa umidade relativa do ar, os principais casos envolvem problemas respiratórios, ressecamento das mucosas, tosse seca, coriza, crises de asma, dermatites e conjuntivite

 

 

A baixa umidade do ar na região nas últimas semanas acende o alerta para cuidados com a saúde de todos, especialmente, crianças e bebês que se tornam mais vulneráveis a casos de desidratação e dermatites. Neste período, também crescem os diagnósticos envolvendo problemas respiratórios, ressecamento das mucosas, tosse seca, coriza, crises de asma, conjuntivite, entre outros. 

 

De acordo com Alexander Engelberg, pediatra do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, o tempo seco é mais sentido pelas crianças e bebês porque eles possuem uma porcentagem maior de líquido na composição corporal. "Os principais efeitos que a baixa umidade causa na saúde de bebês e crianças estão relacionados à desidratação. As crianças e, especialmente, os bebês têm muito líquido e quando perdem é uma parte importante. A pele resseca mais, os olhos e a boca ressecam e tudo fica sujeito à lesões", explica Engelberg.

 

A pediatra Lina Maria Balcázar Fonseca, que também integra o Grupo São Francisco, alerta sobre a necessidade de alguns cuidados especiais buscando a prevenção ou amenização dos efeitos causados pelo clima seco.

 

"Algumas ações simples podem ajudar na prevenção desses efeitos, como aumentar a ingestão de líquidos, preferencialmente de água, lavar as mucosas com soro fisiológico, evitar sair de casa nos horários mais quentes, entre 10h00 e 16h00, além de utilizar protetor solar e hidratante corporal", orienta Lina.

 

 

O médico Alexander Engelberg também ressalta que é importante a observação da família em relação ao comportamento das crianças e bebês, buscando identificar situações que possam representar alertas para esses quadros de doenças.

 

"Quando a criança estiver mais apática, prostrada, brincando menos e mais irritada podem ser sinais de que a desidratação está trazendo consequências", observa Engelberg.

 

A pediatra Lina Fonseca reforça ainda que, nos casos de maior complexidade, os pais devem levar a criança ou o bebê para uma avaliação médica para evitar o agravamento do quadro.

 

"O pediatra deve ser procurado em casos de desidratação, febre, falta de apetite ou motivação, queda do estado geral, dificuldade respiratória e tosse que interrompa o sono, alimentação ou a rotina da criança", afirma Lina.

 

De acordo com os dois profissionais, a automedicação ou medidas caseiras devem ser evitadas porque podem agravar o quadro ou mascarar os sintomas de alguma doença de maior gravidade.

 

"Os pais nunca devem medicar seus filhos sem orientação médica, pois há inúmeros riscos, que vão desde uma intoxicação medicamentosa grave até a mascarar uma possível patologia mais grave", diz Lina.

 

Devido ao período de pandemia, Engelberg também ressalta que as unidades de saúde estão preparadas para receber os pacientes, inclusive, crianças e bebês com segurança, mas que os responsáveis devem ficar atentos às medidas de prevenção. "Lembrando que em tempos de pandemia é importante ter todos os cuidados com a locomoção, colocar máscara, evitar contato com superfícies, higienizar bem as mãos, esses cuidados todos devem ser mantidos", explica.

 

São diversas combinações possíveis com descontos de até 35%. A caixa ainda pode ser turbinada com acompanhamentos ou sobremesas

 

 

Ficou ainda mais fácil para as famílias encontrarem o pedido perfeito para toda a galera de casa. Isso porque o Méqui lançou o Family Box, uma solução para quem busca as melhores promoções para mais de uma pessoa. A novidade estará disponível nos restaurantes a partir do dia 6 de agosto e poderá ser adquirida nos balcões, Drive-Thru e McDelivery.

 

Com embalagem especial, que é uma grande caixa semelhante a uma casa, pensada para acompanhar os momentos compartilhados entre famílias e amigos, o Family Box pode ser composto com diversas combinações de itens clássicos da rede como Big Mac, McChicken, Quarterão e Cheddar McMelt, ser turbinado com bebida, acompanhamentos e sobremesas, além da opção com McLanche Feliz para as famílias com crianças, agradando a todos de casa.

 

Segundo João Branco, CMO do McDonald’s Brasil, o Family Box é resultado da proximidade com os clientes que o Méqui exerce diariamente. “Trabalhamos para ouvir e responder às necessidades de nosso público e essa novidade é fruto desse esforço. Sentimos que era essencial oferecer uma opção que garantisse ainda mais conveniência para o consumidor que faz uma compra para um grupo de pessoas, seja família ou amigos. Neste novo contexto que estamos vivendo, em que o estar junto se ressignifica, também queremos estar mais cada vez mais próximos. Para oferecer um bom momento e uma experiência única, desenvolvemos uma embalagem exclusiva, com dezenas de combinações possíveis para agradar cada cliente e com preços competitivos”.

 

Confira as possibilidades para montar a melhor opção para cada pedido:

● 1 McLanche Feliz e 1 McOferta Média*;
● 1 McLanche Feliz e 2 McOfertas Médias*;
● 4 McOfertas Médias*.
*(Big Mac, McChicken, Quarterão ou Cheddar McMelt)

 

O combo escolhido ainda pode ser completado com acompanhamentos extras ou sobremesas no balcão ou Drive dos restaurantes. As opções são:

● 1 Sundae ou 1 McFritas Pequena ou McNuggets com 4 unidades;
● 1 Top Sundae ou 1 McFritas Média ou McNuggets com 6 unidades;
● 1 McFlurry ou 1 McFritas Grande ou McNuggets com 10 unidades.

Segunda publicação de Guto Junqueira, "2000 e DZ9" resgata 37 artigos veiculados semanalmente durante o ano passado no portal "ACidadeON" repercutindo assuntos políticos, comportamentais e culturais, entre outros

 

 

Nem faz tanto tempo assim, pois os textos foram veiculados quase que semanalmente, ao longo de 2019, a partir do mês de fevereiro no portal “ACidadeON”, mas em razão da crise do coronavírus seu conteúdo ganhou um significado diferente ao retratar nossa sociedade às vésperas da pandemia. Por isso, o jornalista Guto Junqueira resolveu publicar em livro e em ordem cronológica seus artigos escritos no ano passado e que trazem em suas páginas temas políticos, comportamentais e culturais, entre outros, refletindo um pouco do “velho” normal que alcançava o radar do articulista.

 

Com o sugestivo nome de “2000 e DZ9”, o livro, o segundo lançado pelo autor este ano – o primeiro foi “O ruído do inquieto” – reúne 37 textos repercutindo o governo Bolsonaro, reformas, economia, geopolítica, cinema, literatura, costumes, ficção, viagens e cotidiano, entre outros. O leitor recupera assuntos que foram notícia recentemente e que passaram a fazer parte de um passado cada vez mais distante em razão da pandemia. Ao mesmo tempo, cada artigo traduz quais fatos chamavam a atenção do autor no decorrer de 2019 a ponto de serem transformados em textos escritos ora com rigor jornalístico, ora com bom humor, mas sempre fluentes e representativos da capacidade de Guto Junqueira de traduzir a realidade que o cerca.

 

Uma live no Instagram do autor com o professor e escritor Luiz Puntel, que também é articulista de ACidadeON, acontece na quarta-feira, dia 12 de agosto, às 21 horas, pelos perfis @oficinaliterariapuntel e @gutojunqueirajr. A conversa abordará o novo livro e outros temas relacionados ao ofício de escrever e manter uma coluna de jornal. Lançado com selo da Editora Outras Palavras, com prefácio do jornalista Luis Eblak e capa criada pelo artista Renato Andrade, “2000 e DZ9” está disponível nas principais plataformas de venda digital – Amazon, Americanas, Submarino – a partir de R$ 26,90 + frete, ou direto com o autor em Ribeirão Preto pelo whatsapp 98123-2496.

 

Mineiro de BH, Guto Junqueira é jornalista formado na USP, viveu em Londres, viajou por mais de 25 países, subiu montanhas e sempre registrou suas experiências e emoções, resumidas no livro “O ruído do inquieto”, lançado pelo autor em 2020 em plena pandemia do coronavírus. Free lancer e articulista, dirigiu o documentário “O filme do meu irmão”. Diretor da Conceito Comunicação, mora em Ribeirão Preto há 30 anos.

Entre 3 e 9 de agosto, Iguatemi Daily traz conteúdos exclusivos com dicas de gastronomia, presentes e lives de entretenimento

 

 

Para celebrar o Dia dos Pais, o shopping Iguatemi Ribeirão Preto contará com uma programação inédita na plataforma de conteúdo da companhia, o Iguatemi Daily. Com uma curadoria especial e temas variados como Lifestyle, Wellness, Beleza, Arte, Cultura e Entretenimento, o objetivo é abordar, entre os dias 3 e 9 de agosto, assuntos em torno da data como receitas para o almoço de domingo com a dupla Do Pão Ao Caviar, sugestões de presentes tecnológicos com Bruno Ayres do canal Showmetec, dicas de vinhos com a sommelier Regina Bariani, opções de filmes para assistir na companhia dos pais com Juliana Sabbag do Cinema na Mesa, entre outros. Reforçando a integração do on e off, a ação dá continuidade a dedicação da Iguatemi em seguir proporcionando experiências únicas para os clientes também no ambiente digital.

 

E para garantir que os filhos possam curtir um fim de semana incrível na companhia de seus pais - mesmo que virtualmente, o Instagram do Shopping Iguatemi São Paulo (@iguatemi) receberá no dia 8 de agosto, às 19h, o cantor Tony Gordon para uma Live muito especial ao lado de seus filhos.

 

"Os últimos meses foram de grande transformação e adaptação para o setor de shopping centers. E com a Iguatemi não foi diferente. Tivemos que nos reinventar para mantermos a proximidade com os nossos clientes. O novo Iguatemi Daily é a prova disso. Neste Dia dos Pais, preparamos uma programação especial com conteúdos relevantes para que pais e filhos possam curtir bons momentos juntos", conta Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

 

Assim como nas campanhas anteriores, o conceito I Feel Love é mantido para reforçar esse importante laço de afeto. Com uma identidade visual em preto e branco, as imagens resgatam a importância de celebrar a paternidade e os bons momentos ao lado de quem a gente ama e tanto nos ensina ao longo da vida.

Além disso, o Iguatemi 365 - marketplace da rede Iguatemi -, que expandiu fronteiras recentemente para mais cinco capitais, está com novidades sendo uma excelente opção de compra, especialmente para os filhos que não tem tempo de ir ao shopping. Entre as marcas que prometem agradar estão Polo Ralph Lauren, Galeria Carbono, Mistral, Livraria Cultura, Ricardo Almeida entre outras - sendo algumas exclusivas e inéditas no país. Para conferir as novidades, é só acessar http://www.iguatemi365.com 

 

O Shopping Iguatemi Ribeirão Preto está funcionando apenas com as operações essenciais, das 07h às 22h, para atender o público.

Mais informações em: http://iguatemi.com.br/ribeiraopreto/

Hashtag: #DiadosPaisIguatemiRibeirãoPreto

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.