31 out/14

Mais uma deliciosa reunião do Farofa Cultural aconteceu no Botequim Ribeirão, na última sexta-feira.
Deliciosa não apenas pelo fato de estarmos entre grande amigos, mas também pela qualidade de atendimento e pelas excelentes opções que o cardápio oferece aos seus clientes. O Botequim ainda conta com música ao vivo e diversos ambientes, todos aconchegante e cheios de requinte.



Com ótimas comidas e drinks criativos, o Botequim Ribeirão oferece no cardápio as mais diversas opções de porções, e por isso agrada a todos os paladares. Em nossa reunião, o destaque da noite foi o "Carpaccio", com mostarda e alcaparras. 




As amigas Juliana Sfair e Carol Piscitelli


Os farofeiros Juliana Sfair e Diogo Branco, desfrutando do conforto e qualidade que o Botequim Ribeirão oferece.


Se você quer conhecer um bar que alia conforto e sofisticação, com um exemplar atendimento, o Botequim Ribeirão se torna uma ótima opção.



BOTEQUIM RIBEIRÃO
Avenida Senador César Vergueiro, 984 - Jardim São Luiz
Telefone: (16) 3234-0248



Pato Fu está de volta.

Parar pra pensar?
Não é o que a banda mineira sugere com seu mais novo disco.
Sem lançar nenhum álbum desde 2007, a banda ressurge com um onze canções muito bem produzidas.




Bem mais dançante e rock'n roll do que os álbuns anteriores, este novo álbum é o primeiro com a presença do baterista Glauco (o baterista do Tianastácia entra no lugar de Xande Tamietti, que acompanhou a banda até então), e vem sendo produzido desde Maio, quando a banda anunciou no site oficial que um novo trabalho estaria chegando.

Mais recentemente, quando a banda publicou uma nota dizendo que o álbum já estava pronto, um clipe interativo da faixa "Cego para as cores" foi apresentado e muito bem recebido pela crítica. Como se trata do 12° álbum da discografia do Pato Fu, não surpreende dizer que há uma notória evolução na qualidade de produção e na sua sonoridade.



Distribuída em escala nacional pela Sony Music, "Não Pare Pra Pensar" presenteia seus ouvintes com dez boníssimas canções inéditas, como "Ninguém Mexe com o Diabo", e inclui a regravação de Mesmo que seja eu (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1982). O álbum chegará ao mercado fonográfico na primeira semana de Novembro, mas já está disponível em pré-venda no iTunes, e também pode ser escutado na íntegra através do site Deezer (clique aqui e confira).


Abaixo, as onze faixas de "Não Pare Pra Pensar", na ordem do CD em pré-venda no iTunes

1. Cego para as cores
2. Crédito ou débito
3. Ninguém mexe com o diabo
4. Não pare pra pensar
5. Eu era feliz
6. Um dia do seu sol
7. You have to outgrow rock'n'roll
8. Siga mesmo no escuro
9. Pra qualquer bicho - com Ritchie Court
10. Mesmo que seja eu
11. Eu ando tendo sorte






Diogo Branco é farofeiro e apaixonado por música.
 

28 out/14

Dica Cultural do Farofa

postado por Diogo Branco

Hoje é dia de ...



Hoje nossa dica especial será voltada aos amantes de literatura!
O dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de Outubro, receberá aqui em Ribeirão Preto, uma exímia homenagem em forma de Sarau!
*

Promovido pela Fundação Feira do Livro, o evento pretende expor a literatura produzida na região de Ribeirão Preto, e acontecerá na próxima quarta (29), às 19h, nos Estúdios Kaiser de Cinema.
*
Endereço: Rua Mariana Junqueira, 33, no centro de Ribeirão Preto. Mais informações pelo telefone: (16) 3911-1050.

IMPERDÍVEL !


26 out/14

Vida e obra de Salvador Dalí

postado por Diogo Branco



Exuberante, uma belíssima exposição do artista espanhol Salvador Dalí segue ativa em São Paulo até Janeiro de 2015.
Está ali uma oportunidade única de conhecer, de perto, a genialidade do pintor, que trilhou um excêntrico caminho no mundo das artes.
 *
Esse caminho excêntrico é dado pelo fato de que poucos artistas impactaram tanto o século XX quanto Salvador Dali, que, com sua obra imediatamente reconhecível, causou polêmica ao sugerir que o subconsciente humano servisse de inspiração. Para ter acesso às imagens do subconsciente, Dali induzia em si mesmo um estado alucinatório, método que chamou de "atividade paranoico-crítica".
*
Suas pinturas representavam um mundo onírico no qual objetos banais se trasmutam de maneira ilógica em meio a paisagens áridas e solares.
*
O embate entre o reconhecível e o indecifrável capturou a atenção do mundo das artes, sobretudo em obras como A persistência da memória (abaixo)



Dalí tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.



Salvador Dali teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Suas pinturas, porém, sempre se sobressaíram e se destacaram perante aos outros trabalhos artísticos do artista.

Cisnes refletindo elefantes
Cisnes refletindo elefantes (1937) é uma das obras mais importantes de Dali.

Nos últimos anos de sua vida, Dali sofreu forte depressão após a morte de sua esposa, tentou suicídio ao colocar fogo no seu próprio quarto e foi muitas vezes socorrido pelos seus amigos mais próximos. Morreu em 23 de Janeiro de 1989 de insufiência cardíaca.
*

SERVIÇO
A "Exposição Salvador Dali" está aberta em São Paulo desde o dia 18 de Outubro, no Instituto Tomie Ohtake, com um conjunto de obras formado por 24 pinturas, 135 trabalhos entre desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes do artista.
Horário de funcionamento: De 18/10 a 11/01, de terça a domingo, das 11 às 20h.
Instituto Tomie Ohtake Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Corópes 88), Pinheiros.
Mais informações pelo telefone 2245-1900


Fontes: 
Website: www.biography.com
Livro "501 grandes artistas"

23 out/14

Ele tinha apenas cinco anos de idade e estava em frente à Casa Branca, em Washington D.C., acompanhado de sua mãe, quando foram fotografados.
Luiz Maurício ainda não sabia que iria se tornar um dos mais laureados hitmakers do Brasil, assim como não esperava que aquela foto tirada em 1958 fizesse sentido décadas depois, tornando-se capa de seu 25° álbum.
Luiz Maurício Pragana dos Santos, hoje conhecido como Lulu Santos, continua tão inquieto aos seus 61 anos quanto na foto ilustrada em seu novo álbum. Sua sede de mostrar a todos seu potencial como músico não cessa, seus shows continuam a todo vapor e, neste novo trabalho, Lulu nos ensina que é sempre possível se superar, mesmo que isso pareça um desafio.



O álbum - que é o primeiro de inéditas do cantor e compositor carioca em cinco anos - já nasce como um sucesso. A finalização do álbum foi muito criteriosa, visto que, para o cantor, as comparações com seus consagrados álbuns anteriores viriam inevitavelmente à tona. 
"Luiz Maurício" tem doze faixas, e brinca com o tempo. A capa e o título do álbum remetem ao passado, mas suas músicas são remixes contemporâneos, passeando por funks e samba-rock. No olhar moderno sobre o mundo, alguns títulos compõem o álbum, como "SDV (Segue de volta?)" - e seus versos sobre tweets e a lógica da curtida, cruel e "mais velha que o Coliseu" - e "Drone" ("um passeio de drone por uma comunidade carioca"). O funkeiro Mr. Catra também aparece em uma das faixas do álbum ( "Michê"), e garante:  "Não é um funk comum, é um lance psicodélico-eletrônico".
 
O álbum começa com a homônima "Luiz Maurício", autobiográfica e dançante, sugerindo a excelência do conteúdo das músicas que vem a seguir.

"Eu não entendo de política/Não tive educação/O que não quer dizer que vá confundir fato com boato/Já vivi de aparência/Transitei na ilusão/Mas agora ando bem melhor/E muito menos drama".





Faixas do álbum "Luiz Maurício":

1 - Luiz Maurício (Dj Memê Remix)
2 - SDV (Segue de volta?)
3 - Michê (feat Mr. Catra)
4 - Sócio do Amor
5 - Drones 
6 - Torpedo
7 - Efe-se
8 - Fogo Amigo
9 - Lava - Jato
10 - Blueseado
11 - Luiz Maurício
12 - Sócio do Amor





Diogo Branco é farofeiro e apaixonado por música


16 out/14

Terceiro álbum da cantora Marjorie Estiano, "Oito" apresenta-se com uma nova estética.São oito músicas assinadas pela cantora, que garante: O nome do CD não tem nenhuma relação com isso.

Ela se cansou de ser a "interlocutora do repertório da novela Malhação".
Marjorie, conhecida como a cantora dos adolescentes, pretende rasgar este título.


Desde cedo, seu talento como atriz e cantora foram comprovados. O primeiro álbum foi um inesperado sucesso de vendas, e seu principal single "Você Sempre Será" tornou-se a segunda música mais tocada nas rádios em 2005. Seu segundo álbum, "Flores, Amores e Blablabá"  foi produzido com a preocupação de ser mais diversificado que o primeiro, porém manteve a marca de cantora pop rock.
Em "Oito", seu terceiro álbum, está atestado o crescimento da cantora - evolução já perceptível em seus shows - e exposto o aparecimento de uma compositora promissora. E o nome não tem relação com o número de faixas do CD. ''Escolhi o número oito porque faz alusão ao símbolo do infinito enquanto algo que é contínuo, em fluxo - algo em movimento. O número de faixas apareceu como coincidência do nome já escolhido."



Com participações de Gilberto Gil e Mart'nália, o álbum tem canções em inglês e em espanhol, além de uma versão de "Ta-hi" conhecida na voz de Carmen Miranda. Marjorie define a estética como retrô, com elementos de brega e anos 1960. Adulto, o disco foi produzido de maneira independente, com produção de André Aquino e lançado pelo selo Tratore.

O álbum está disponível no Youtube, e você pode conferir abaixo:






Diogo Branco é farofeiro e apaixonado por música

12 out/14

Vida e obra de Rembrandt

postado por Diogo Branco

Rembrandt van Rijn é um dos grandes contadores de história do mundo da arte. Ainda criança, abandonou a escola bem cedo para começar seu aprendizado como pintor. Começou como aprendiz do maior pintor de cenas históricas da Holanda, Pieter Lastman. Munido de novos conhecimentos, ele voltou para sua cidade natal e abriu um ateliê onde produziu muitos de seus numerosos autoretratos.



Para capturar a própria imagem, Rembrandt usava dois espelhos, contorcendo o rosto em várias expressões e transmitindo essas emoções em seus autorretratos e também em várias cenas dramáticas. Os primeiros críticos consideraram seu método pura vaidade, mas estudiosos posteriores insistiram que se tratava de uma exploração da arte e do autoconhecimento.









Rembrandt fez experimentos com a consistência da tinta e com o papel da luz usando o chiaroscuro - a utilização da luz e da sombra para efeitos dramáticos, técnica famosa nas obras de Michelangelo Merisi da Caravaggio. As áreas iluminadas das obras de Rembrandt ocupam pouco espaço, com faixas de sombra no entorno e no fundo que reforçam a intensidade da luz, como se houvesse um holofote em meio à escuridão.
Ele personalizou esse método rejeitando o tratamento formal que muitos de seus contemporâneos davam aos temas e envolvendo suas composições numa aura de benevolência. 


Acima, a maior obra de Rembrandt, A ronda noturna, sobreviveu a guerras e ao vandalismo





Embora a produção de Rembrandt tenha diminuido no fim da carreira, ele continuou envolvido com o trabalho, buscando novos modos de se expressar. Suas pinceladas se tornaram mais amplas, menos contidas e em geral mais alegres, ao passo que os personagens se tornaram menos gestuais, assumindo uma postura mais rígida. Muitos críticos consideram esse período seu apogeu.
Com a diminuição das encomendas - e como Rembrandt continuava a comprar obras de arte para sua coleção particular -, ele teve de decretar falência em 1656. Sua casa e suas posses foram leiloadas.

Quando morreu, em 1669, Rembrandt deixou como legado obras que podiam ser comparadas às de quaisquer grandes artistas. Seu extraordinário talento com o pincel, giz e água-forte só é menor do que a genialidade com que retratou pessoas e sentimentos. Rembrandt observava o mundo a seu redor de um modo jamais visto antes e raramente igualado desde então.

Fontes:
Livro "501 Grandes Artistas"
Site Biography http://biography.com

Quem já ouviu Beach Boys sabe do que a banda é capaz.
É capaz de ser a banda norte americana que mais vendeu discos segundo a BillBoard (foram 100 milhões de álbuns vendidos e 30 sucessos nas paradas), é capaz de ter contagiado e influenciado diversas vertentes musicais nas quais se incluem bandas de sucesso como Ramones e é capaz ter recebido uma homenagem de Elton John ,Stevie Wonder e One Direction juntos numa mesma música. Alguns chamam a sonoridade da banda de "rock californiano", outros de "surf rock", mas o incontestável é: Beach Boys é tida como uma das mais influentes da história do rock e do pop.



Nesta terça-feira, um vídeo com uma versão de "God Only Knows" cantada por um supertime de astros foi lançada pela BBC Music.
O clipe com a cover da música dos Beach Boys tem artistas como Elton John, Stevie Wonder, Lorde, One Direction, entre outros grandes nomes.
O filme promocional marca o lançamento oficial da BBC Music, um conjunto de programas e iniciativas da rede britânica de rádio e televisão.
A versão foi lançada como single em prol da associação BBC Children in Need. "Todos os artistas fizeram um belo trabalho e não há como elogiar o bastante. Me sinto honrado por God Only Knows ter sido escolhida" disse Brian Wilson, ex-integrante dos Beach Boys.

Pela primeira vez, um single é lançado em parceria pelas gravadoras Sony, Warner e Universal Music.



* God Only Knows é uma das músicas mais famosas da banda foi lançada no influente álbum Pet Sounds, tornou-se uma das músicas mais bem colocadas nas paradas no ano de 1966 e 1967, ultrapassando até alguns clássicos dos Beatles.
* A música está na 25º posição na lista das melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stones.
* Em uma entrevista, Paul McCartney disse que não poderia escrever a melhor canção romântica pois ela já havia sido feita em "God Only Knows"

A versão original da música "God Only Knows", gravada em 1966, pode ser conferida abaixo:





Diogo Branco é farofeiro e apaixonado por música.


02 out/14

Quem conhece Aretha Franklin conhece também seu potente talento vocal. 
Aretha e sua voz formam um elo indissociável, que melhora com o passar do tempo.



Aos 72 anos, a cantora mostra que ainda está em forma para conquistar mais fãs. Seu novo álbum, "Aretha Frankling Sings the Great Diva Classics" será lançado no dia 21 de Outubro, mas já disperta muita curiosidade. Em 10 faixas, o álbum se apresenta ousado por conter regravações que foram sucessos nas vozes de grandes divas do cenário musical do mundo todo, como Adele, Alicia Keys, Whitney Houston, Etta James, Gloria Gaynor e Sinéad O'Connor.

Uma das músicas mais aguardadas do álbum foi também a primeira a ser divulgada, "Rolling In The Deep", da cantora britânica Adele, que pode ser conferida abaixo:



A versão de "Rolling in The Deep" ganhou a energia de uma verdadeira diva da soul music, e tenta algo que beira o  impossível: Melhorar o hit da cantora britânica. A voz rasgada da cantora dá um tom diferente à música, que já é considerada a melhor regravação do sucesso de Adele.
A irretocável tracklist do álbum passeia por diversas épocas e estilos da soul music - de At Last , de 1960, de Etta Jones, até o hit No One (2007) de Alicia Keys. Além de cantar, Aretha também toca piano em algumas canções. 

Tracklist de Aretha Franklin Sings the Great Diva Classics
1 – “At Last” (Etta James)
2 – “Rolling In The Deep” (Adele)
3 – “Midnight Train To Georgia” (Gladys Knight and The Pips)
4 – “I Will Survive” (Gloria Gaynor)
5 – “People” (Barbra Streisand)
6 – “No One” (Alicia Keys)
7 – “I’m Every Woman” (Chaka Khan) 
8 – “Teach Me Tonight” (Dinah Washington)
9 – “You Keep Me Hangin’ On” (The Supremes)
10 – “Nothing Compares 2 U” (Sinéad O’Connor)

Aretha Franklin é uma cantora norte-americana de gospel, R&B e soul que virou ícone da música negra. Foi considerada a maior cantora de todos os tempos pela revista Rolling Stones e, pela mesma revista, a nona maior artista da música de todos os tempos.
Sua canção de maior sucesso é a laureada "Respect", hit dos anos 60.



O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,aretha-franklin-faz-cover-de-rolling-in-the-deep-de-adele,1568031O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/musica,aretha-franklin-faz-cover-de-rolling-in-the-deep-de-adele,1568031


Diogo Branco é farofeiro e apaixonado por música.

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.