11 fev/20

Empresas e pessoas físicas já estão aderindo ao projeto

A Orquestra da Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) acaba de lançar um projeto de formação de instrumentistas que integrarão o corpo fixo da Sinfônica. O projeto Adote um Músico é um programa de formação de jovens músicos para atuarem na OSRP. Parceiros poderão contribuir com um valor que será revertido para bolsa de estudos dos alunos, custeio dos professores e manutenção do programa.

Músicos, entre 16 e 27 anos, terão aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo ministradas pelo regente da OSRP, Reginaldo Nascimento, e outros músicos profissionais. Serão três encontros semanais na sede da OSRP. “Ao final do programa os músicos estarão aptos para apresentações em concertos”, informa o maestro.

Segundo ele, o objetivo é criar um espaço para o desenvolvimento e aprendizado de jovens músicos em um ambiente profissional, tornando-os aptos para a carreira. “Desta forma, a orquestra se insere de maneira transformadora na sociedade”, destaca.

Silvio Contart, presidente da Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da OSRP, informa que o projeto piloto começa com 15 jovens músicos e que empresários da cidade já estão aderindo à proposta. “A OSRP tradicionalmente tem contribuído não somente com a pauta cultural da cidade, mas tem se mostrado um instrumento legítimo de educação, inclusão e oportunidade de carreira para jovens, daí que os vários projetos lançados no passado têm se mantido por leis de incentivo à cultura, apoios e patrocínios”, comenta.

Os parceiros contribuirão com 10 parcelas de R$ 1.000 mensais, sendo que R$ 700 serão destinados para bolsa de estudos dos alunos e R$ 300 para o custeio de professores e estrutura.