Apresentação acontece na próxima quarta-feira (15), às 20h, com entrada livre e gratuita, sem necessidade de retirar ingressos

Na próxima quarta-feira (15), às 20h, a USP Filarmônica realiza no Theatro Pedro II, concerto gratuito que integra a programação do 14º Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (FCFRP-USP). O CIFARP é um evento internacional da Área das Ciências Farmacêuticas que vem ocorrendo bianualmente desde 1997. O tema dessa edição é “Abordagem Integrativa nas Ciências Farmacêuticas para Resolver as Necessidades da Sociedade”, que destaca a liderança e os avanços das ciências Farmacêuticas em todo o mundo no cuidado da saúde da sociedade. O evento proporciona uma grande oportunidade para troca de ideias, discussão de conceitos e inovações no que diz respeito à grande área “Ciências Farmacêuticas”.

O programa do concerto inclui, obras de Johan Sebastian Bach, Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Georg Friedrich Handel, Christoph Willibald Gluck, Wolfgang Amadeus Mozart, Vladímir Vavílov, Dolores Duran e Henrique Alves de Mesquita.

Sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi, a USP Filarmônica conta com participação especial da solista convidada Chiara Santoro (soprano).

Este será o 184º Concerto da USP Filarmônica pela Série de Concertos USP, uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Fundação Dom Pedro II. A entrada no Theatro Pedro é livre e gratuita. O Theatro está localizado na Rua Álvares Cabral, 370, no Centro de Ribeirão Preto.

USP FILARMÔNICA

Fundada em fevereiro de 2011 e regulamentada pela Resolução USP-7.472, a 19 de fevereiro de 2018, a USP Filarmônica é a única orquestra da USP formada exclusivamente por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo rigorosamente as atividades fim de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública. A USP Filarmônica atua ainda com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais músicos convidados, sempre de acordo com as necessidades dos repertórios. Rubens Russomanno Ricciardi (diretor de orquestra e maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística desde a sua fundação. A USP Filarmônica busca sempre a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, em um contraponto dinâmico entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Um importante foco da USP Filarmônica é a produção musical brasileira. Seus repertórios abrangem desde o período colonial até o contemporâneo, em conjunto com a produção do NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance) do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Serviço

184º Concerto da USP Filarmônica - 14º Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas (CIFARP 2023)

Local: Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro